Dinheiro esquecido no Banco Central – Saiba como receber

Você entende o que é o registro no Banco Central e sua finalidade? No final de fevereiro de 2022, muito se falou sobre este termo. Isso se deve à introdução de uma nova ferramenta pelo Banco Central do Brasil (BC), o Sistema de Valores a Receber (SVR), que permite que todos os brasileiros confiram se esqueceram ou não dinheiro em alguma instituição brasileira.

O novo endereço deste site é “valoresareceber.bcb.gov.br.” Foi desenvolvido desde que o site do Banco Central e a plataforma Registrato foram desconectados no início do ano devido a um número significativo de visitas.

O procedimento para determinar se você tem fundos disponíveis para saque de uma instituição financeira está descrito abaixo. Veja isso!

Como funciona o novo site do Banco Central?

O Sistema de Valores a Receber, uma nova ferramenta do BC, será descrito quanto ao seu funcionamento e registro na plataforma Registrato (SVR).

Dinheiro esquecido

Ao longo de nossas vidas, abrimos contas bancárias, de poupança e de investimento e, muitas vezes, por motivos desconhecidos, certos valores permanecem inativos nessas contas. É dinheiro perdido, mas tem um dono legítimo.

O Sistema de Valores a Receber (SVR) destina-se a permitir que os cidadãos verifiquem se esqueceram dinheiro em bancos ou outras instituições financeiras e podem retirar esse dinheiro.

De 14 a 20 de fevereiro de 2022, mais de 102 milhões de pessoas físicas e jurídicas utilizaram a nova plataforma do Banco Central para verificar se haviam esquecido as senhas das instituições financeiras.

No entanto, apenas 20%, ou pouco mais de 21,9 milhões de pessoas, relataram receber dinheiro. E o valor médio atual do retorno é de R$ 285,71.

Nesta primeira fase, a previsão é que o esquema retorne cerca de R$ 4 bilhões para cerca de 28 milhões de pessoas.

Desde 7 de março de 2022, os cidadãos começaram a receber de volta seus valores perdidos.

Leia também | Auxilio Brasil: Saiba como Receber sua parcela este mês de Junho

Como posso saber se tenho dinheiro para receber do banco? Veja o passo a passo

Muitas pessoas não têm certeza de como determinar se têm ou não fundos bancários que devem ser reembolsados.

Esta seção explica em detalhes como executar essa consulta.

  1. Acesse o site valorareceber.bcb.gov.br;
  2. Clique em “Consulte” e insira o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) ou do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) e sua data de nascimento.
  3. Aguarde! Em alguns segundos, o site irá avisá-lo se você esqueceu algum valor a receber.
  4. Caso não possua recebíveis, retorne na data especificada pelo sistema, quando as instituições terão transmitido os dados atualizados ao Banco Central (e pode ser que nessa nova consulta futura apareçam valores esquecidos por você).
  5. Se você for notificado de que tem dinheiro SIM não resgatado, o SVR definirá um prazo para que você possa entrar novamente no sistema para verificar o saldo e obter um reembolso. Preste muita atenção tanto na data quanto no horário especificado para sua consulta (das 4h às 14h ou das 14h à meia-noite). Não há perigo de perder o direito de manter esses valores. As instituições financeiras continuarão a mantê-los até que você solicite um reembolso. No entanto, caso falte ao agendamento, deverá reiniciar o processo desde o início, repetindo a consulta no site e aguardando a notificação do sistema de nova data de retorno.
  6. Quando chegar a data e hora da consulta agendada, você deve selecionar “Acessar meus recebíveis”. Esta etapa requer a inserção das credenciais de login da conta Gov.br para verificar o valor a ser recebido e solicitar a transferência dos fundos. Portanto, se você ainda não possui uma conta Gov.Br, clique aqui e siga o passo a passo para criar uma!
  7. Leia e aceite o Termo de Ciências após fazer login.
  8. O valor a ser recebido, a instituição que deve restituir o valor, a origem (espécie) do valor a receber e outras informações, se relevantes, serão exibidos na tela.
  9. Clique em uma das duas alternativas exibidas pelo sistema e siga as instruções na tela.

1ª Op.: “Solicitar por aqui”:

  • A instituição reembolsará os fundos no prazo de 12 dias úteis pela Pix.
  • Selecione uma chave Pix e insira suas informações pessoais.
  • Salve o número do protocolo caso precise entrar em contato com a instituição.

2ª Op.: Solicitação via instituição:

  • A instituição não devolverá as imagens em até 12 dias úteis;
  • Você deve entrar em contato conosco usando o número de telefone ou endereço de e-mail fornecido pela instituição para combinar o método de devolução.

Preparar! Processo completo!

O que devo fazer se perder a data ou período especificado pelo Banco Central?

O Banco Central estabeleceu uma data de recompra (informada também no dia da sua consulta). O resgate pode ser solicitado nesta segunda chamada entre as 04:00 e a meia-noite do mesmo dia.

Não se preocupe, os fundos serão preservados!

Tenha cautela ao obter ao receber os fundos perdidos

Para evitar fraudes, o Banco Central especificou que o valorareceber.bcb.gov.br é o único site para essa consulta e resgate. É vital evitar entrar acidentalmente em outras páginas.

Além disso, o BC não entrará em contato com nenhum usuário, nem fornecerá links por SMS, Whatsapp, Telegram ou e-mail para confirmação de informações pessoais ou movimentação de saldos pendentes.

A única vez que o titular da conta será contatado é se a Pix não conseguir completar a transferência; no entanto, a instituição detentora dos fundos comunicará com o titular da conta sem solicitar confirmação de dados ou senhas.

Lembrando que o processo de resgate de valores perdidos é gratuito, e que o usuário nunca é obrigado a pagar para consultar o valor a ser recebido ou sacar o dinheiro, é importante. Qualquer pedido nessa linha é fraudulento.