Empréstimo com garantia de veículo no Sicoob: Entenda como contratar!


Publicidade


Obviamente, dadas as situações em que realmente vale a pena contrair um empréstimo, pode ser interessante aprender mais sobre um empréstimo com garantia de veículo no Sicoob.


Publicidade


Precisa de crédito? Tem um carro em seu nome? Se responder afirmativamente a estas duas perguntas, considerando, é claro, as situações em que realmente vale a pena solicitar um empréstimo, pode ser interessante saber mais sobre o empréstimo com garantia no Sicoob.

Como funciona o empréstimo com garantia de veículo Sicoob?

Esse modelo de crédito também é conhecido como refinanciamento. Mas o nome “empréstimo garantido” pode ajudá-lo a entender melhor como essa abordagem funciona na prática, quando você solicita crédito e estabelece seu veículo como garantia contra inadimplência.


Publicidade


Uma opção semelhante é o método da equivalência patrimonial, em que uma casa é usada como garantia para um empréstimo.

A grande vantagem é que uma instituição financeira pode cobrar uma taxa de juros muito menor sobre um empréstimo quando conta com ativos como garantia em caso de inadimplência.

➜ Leia também: Simplic empréstimo pessoal: Dinheiro com rapidez e facilidade, Saiba como contratar!

Principais características do empréstimo com garantia de veículo!

Em comparação com outros empréstimos no mercado, a taxa de juros de um empréstimo com garantia geralmente é significativamente mais baixa. Essa é a principal vantagem desse método.


Publicidade



Publicidade


Além disso, o valor a ser reembolsado (50 – 90% do valor do veículo) é relativamente grande e pode ser usado conforme desejado (sem fim específico).

Por outro lado, é importante ressaltar que o bem dado em garantia é de uso livre, mas não pode ser vendido, por exemplo. E se o parcelamento estiver em atraso, o credor pode tomar o veículo como maneira de pagamento.

Se for o caso, é possível tentar a renegociação do acordo, visto que o pagamento da dívida costuma ser mais atraente para a instituição financeira.


Publicidade


Interessado? Saiba como fazer a contatação do empréstimo como garantia de veículo!

Processo de contratação

Para entender melhor como funciona um empréstimo usando o veículo e como fazer um bom negócio, confira um passo a passo abaixo:

1. Simulação e seleção da instituição contratante do empréstimo:

É essencial começar com um bom estudo de preços e condições. É bom saber que o valor de um empréstimo com garantia de veículo normalmente varia de 50% a 90% do valor do bem, e a taxa de juros para este formulário começa a partir de 0,75% ao mês.

Por enquanto, também é vantajoso considerar opções como cooperativas financeiras (que não têm fins lucrativos e podem oferecer taxas de juros muito mais baixas, entre outras coisas). Além disso, certifique-se de analisar a reputação e credibilidade da instituição escolhida.

2. Contratação de crédito e avaliação do pedido:

Ao pedir um empréstimo, preste atenção à sua situação financeira (que deve ser analisada previamente) para que o pedido possa ser ajustado às condições de parcelas que cabem no seu bolso.

A instituição financeira deve avaliar o pedido. Vale ressaltar que cada instituição possui regras próprias para aprovação ou rejeição de créditos.

3. Inspeção de veículos e análise de contrato:

Caso o empréstimo seja aprovado, o próximo passo é o órgão emissor verificar o estado do veículo, tanto físico, por fiscalização, quanto legalmente, analisando se há pendências, multas, etc. Para apurar o valor que poderá ser efetivamente emprestado.

4. Assinatura do contrato de empréstimo:

É altamente recomendável que você leia todo o contrato antes de assiná-lo, seja para esclarecer dúvidas ou para realizar as alterações necessárias. Preste atenção especial à data de entrega do dinheiro solicitado, juros, taxas de contrato e / ou manutenção, taxas de atraso de pagamento, duração do parcelamento, datas de vencimento, custo efetivo total (CET) e, claro, também às exigências de alienação do bem, caso seja preciso.

Quais são os veículos aceitos como garantia?

Praticamente todos os veículos podem ser aceitos como garantia para refinanciamento, sejam eles automóveis ou motocicletas de qualquer ano, ou marca.

A regra básica é que o veículo deve estar no nome do mutuário. Não é possível usar um veículo de terceiros como garantia do empréstimo.

Além disso, o bem deve ser pago no mínimo 50% e sem outras dívidas.

Mas também é bom saber que é na fase de fiscalização que se avalia o valor real do veículo como garantia, e cada instituição financeira tem seus próprios critérios de avaliação.

Em geral, este cálculo considera os pontos: p. Por exemplo, ano de fabricação do veículo, valor da tabela, quilometragem e vida útil.

➜ Confira também: Empréstimo na conta de luz: Saiba como funciona e o processo de contratação

É possível o empréstimo garantido para pessoas negativadas?

Conforme mencionado, cada instituição financeira tem suas próprias regras para aprovar ou rejeitar pedidos de empréstimo.

No caso do refinanciamento em particular, pelo fato de o bem ser garantido, é provável que você encontre uma instituição que ofereça esse método, mesmo que o solicitante tenha alguma limitação de CPF ou uma pontuação baixa no mercado.

Confira Também

Carregando …