Cartão de crédito para menor: É possível solicitar? Veja todos os detalhes!


Publicidade


Usar um cartão de crédito traz muitas oportunidades (e até economia!) no pagamento de suas contas diárias. Muitas pessoas querem pagar tudo com cartão por conveniência e segurança. Mas será que existe um cartão de crédito para menor de idade?


Publicidade


A legislação brasileira não permite que menores de idade tenham cartões de crédito, no entanto, existem algumas exceções.

Neste artigo você vera quais situações os cartões são aceitos para menores de 18 anos. Você também pode ver quais tipos de cartões estão disponíveis para esse público.


Publicidade


O que os menores precisam fazer para obter um cartão de crédito? Vamos descobrir!

➜ Leia também: Agibank cartão de crédito: 100% gratuito com múltipla função

Vale a pena obter um cartão para menor de idade?

Possuir um cartão de débito ou pré-pago é uma forma prática de ensinar os jovens a pagar suas contas diárias.

Em termos de crédito, é muito importante que você assuma a responsabilidade de usá-lo da melhor maneira possível. E esse truque funciona para pessoas de todas as idades!


Publicidade



Publicidade


Embora a lei brasileira não permita que menores de 18 anos sejam portadores de cartão. Mas usar a função de crédito requer boa governança, mesmo que esteja ligado à gestão do responsável.

Muitos especialistas recomendam que os jovens assumam a responsabilidade desde o início, assim eles podem se tornar adultos mais conscientes financeiramente.

Dessa forma, uma forma é dar a eles a oportunidade de cuidar de suas próprias despesas usando o cartão. Seja na modalidade débito, crédito ou pré-pagamento.


Publicidade


Cartão para menores de 18 anos: como funciona?

Esse tipo de cartão geralmente funciona no modo de débito ou recarga. Os menores podem fazê-lo desde que cumpram certas condições, como abrir uma conta num banco.

Menor de idade pode ter cartão de crédito?

Menores de 18 anos não podem solicitar crédito de acordo com a lei brasileira.

O objetivo dessa norma é estabelecer padrões mínimos de análise dos perfis de risco dos titulares de cartões e da viabilidade financeira e econômica.

E neste caso, por lei, adquirir e utilizar o crédito é uma responsabilidade que o adolescente não quer arcar.

No entanto, existem algumas exceções que permitem cartões de crédito para menores de 18 anos. Vamos descobrir quais são!

Cartão de crédito para menor: como solicitar?

Uma maneira de solicitar um cartão de menores é abrir uma conta bancária. Hoje isso é possível no banco tradicional ou no banco digital.

Se for menor de 18 anos deve ser aberto sob a supervisão de seu responsável legal. Em geral, o titular deve apresentar os seguintes documentos:

  • Analise feia através de RG ou CNH;
  • CPF;
  • Comprovante de emancipação (se houver);
  • Comprovante de renda do titular (atualizado);
  • Comprovante de residência (atualizado).

Cartão de Crédito Inter

Cartão de crédito para menor de idade com benefícios exclusivos e aprovação rápida!

(Você será transferido para outro conteúdo)

Conforme a legislação vigente, os menores de 18 anos só podem ter cartão de crédito quando o menor for:

  • Emancipação: Neste caso, considera-se que tem direito à vida civil;
  • Os dependentes estão ligados a cartões adicionais: Menores de 18 anos podem ter cartão de crédito quando o responsável. (Uma pessoa maior de idade) é o titular da conta. Assim, possibilita a emissão de cartões adicionais para dependentes como;
  • Estudantes universitários: Muitos bancos emitem cartões para estudantes como função de débito, mas se o menor for menor e estiver trabalhando, ou seja, se sua renda puder ser comprovada. Algumas instituições podem realizar análise de crédito e avaliação de risco.

Qual o melhor cartão de crédito para menor?

Vale ressaltar que a legislação brasileira não permite que menores de idade obtenham seus próprios cartões de crédito.

Isso significa que pessoas menores de 18 anos não podem se tornar titulares de cartão. Mas existem alguns cartões que você pode ser aceitar, como:

➜ Aproveite também: Cartão de crédito Dafiti: Simplicidade em Tudo, conheça!

  • Cartões de crédito adicional para menores de 18 anos: Neste Formulário os menores estão diretamente ligados à gestão do titular do cartão. Isso significa que a linha de crédito é compartilhada com o titular do cartão, responsável pelo pagamento das contas.
  • Cartão pré-pago para menores de 18 anos: Para este tipo de cartão de crédito. O crédito é inserido antecipadamente via boleto bancário, Transferência bancária ou PIX, o que significa que você precisa fazer upload de crédito antes de poder usá-lo. É muito utilizado pelos pais que depositam contribuições no cartão do filho.
  • Cartões Universitários: Destinam-se a jovens associados ao ensino superior, neste caso os cartões de débito mais comuns são para menores de 18 anos.

Confira Também

Carregando …