Ao limpar a memória RAM de um celular Android, o usuário libera capacidade e melhora o desempenho do aparelho. Este método é recomendado para aparelhos que executam tarefas lentamente e falham com frequência. Mesmo as tarefas mais básicas, como abrir aplicativos.
A memória RAM armazena arquivos temporários, permitindo um acesso mais rápido aos dados de aplicativos acessados recentemente ou em segundo plano. No entanto, demandas excessivas podem ter a influência oposta e desacelerar o sistema.
Se isso ocorrer com o seu telefone, basta seguir as instruções abaixo.
Leia também | Como Imprimir Em Qualquer Impressora Usando o Celular – Saiba o Que Fazer!
Fechar aplicativos usados recentemente
Ao usar um telefone celular, é comum lançarmos vários aplicativos simultaneamente sem descartar os usados anteriormente. O resultado? Uma grande quantidade de dados supérfluos está ocupando a memória do seu smartphone, fazendo com que ele funcione lentamente.

Portanto, quando terminar de usar um aplicativo que não usará em breve, descarte-o. Basta arrastar o dedo da parte inferior da tela para o topo até que as janelas apareçam. Para descartar um específico, pressione-o e deslize para cima novamente sem levantar o dedo.
Para descartar todos de uma vez, role até a parte inferior da página e selecione Limpar tudo. Em alguns modelos de smartphones Samsung, a opção pode aparecer abaixo das janelas (GIF acima).
Parar programas em segundo plano
Alguns aplicativos podem estar sendo executados em seu smartphone sem o seu conhecimento. Esses aplicativos executam tarefas em segundo plano e utilizam a memória RAM.
Para determinar se isso está ocorrendo, navegue até Configurações Sistema Avançado Configurações do desenvolvedor Serviços em execução.
Você pode verificar quais aplicativos estão operando em segundo plano examinando o inventário de uso de RAM por aplicativos. Para encerrar um, basta pressionar e, em seguida, Sair.
No entanto, esteja ciente de que determinados programas operacionais podem ser necessários para o funcionamento do sistema e fechá-los seria contraproducente.
Não consegui localizar a opção Preferências do desenvolvedor.
Se a opção Preferências do desenvolvedor não estiver visível, ela será desativada. Vá para Configurações > Sobre o dispositivo para acessá-lo. Toque no número da versão sete vezes na parte inferior da página.
Para validar, pode ser necessário inserir seu PIN ou padrão de segurança. Em seguida, basta seguir as instruções dadas acima.
Não abuse dos widgets
Na tela inicial do Android, os widgets são chamados de atalhos de programas ou funções específicas de um aplicativo. Esse recurso pode ser útil para agilizar o acesso às informações meteorológicas e de calendário.
A maioria, porém, continua funcionando mesmo quando o smartphone está inativo, atualizando dados na internet e prestes a ser aberto em breve. Consequentemente, eles naturalmente consomem espaço na memória RAM.
Portanto, é concebível que o uso de vários widgets sobrecarregue a memória do dispositivo, resultando em uma resposta lenta ao abrir aplicativos e executar tarefas. Nesse caso, tenha certeza de que eliminar esses atalhos é simples.
Basta tocar e segurar o ícone na tela principal por alguns segundos. Arraste para cima até a opção Remover sem tirar o dedo da tela.
Excluir aplicativos acumuladores de memória
Alguns aplicativos são consumidores de memória e as configurações do Android permitem que você identifique os piores infratores. Basta navegar para Configurações -> Sistema -> Avançado -> Configurações do desenvolvedor -> Memória.
Em seguida, navegue até Memória usada por aplicativos para ver uma lista de aplicativos e seu uso médio de memória. Na parte superior da tela, o intervalo de tempo pode ser alterado para 3, 6, 12 ou 24 horas.
Se forem aplicativos que você usa com frequência, não há necessidade de descartá-los. No entanto, para o bem do desempenho do seu telefone, é preferível excluir os aplicativos que você quase nunca usa.
Desligue animações e transições
É verdade que as animações e os efeitos de transição do Android conferem ao sistema operacional um apelo distinto. No entanto, essa grandeza vem às custas da memória RAM.
Se você precisar maximizar a eficácia, desabilitar esses recursos pode ser uma opção viável. Para fazer isso, navegue até Configurações do sistema Configurações avançadas do desenvolvedor.
Role para baixo até a seção Desenho e desative a animação para as opções listadas abaixo.
- Escala para animação de janela
- Escala de duração do animador
- Escala de animação de transição
Não use pano de fundo
O papel de parede ao vivo é uma opção popular de personalização do sistema entre os usuários do Android. Porém, ele pode ser uma das principais causas do atraso do seu aparelho.
Eles consomem memória mesmo quando o smartphone não está em uso, semelhante aos widgets. Por isso, devem ser evitados, principalmente por quem deseja aumentar o desempenho do celular.
Utilize versões mínimas de aplicativos
Alguns aplicativos populares já oferecem versões mínimas. Projetados para dispositivos menos potentes, eles normalmente utilizam menos RAM e espaço de armazenamento interno.
Em geral, eles condensam os recursos essenciais do programa, deixando de fora apenas os opcionais. Abaixo estão listados alguns aplicativos com versões mínimas:
Messenger Lite, TikTok Lite, Instagram Lite, Twitter Lite, Uber Lite, Spotify Lite, Pinterest Lite, Galeria Go do Google Fotos, Tinder Lite, YouTube Go, LinkedIn Lite.