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Esporte exige preparação adequada

A corrida costuma ser um esporte acessível e fácil de praticar. Um bom par de tênis, roupa adequada para a estação e basta começar a correr, correto? Nem sempre. Esse pensamento que pode ocorrer em alguns iniciantes é preocupante e pode agravar o risco de lesões musculares. A corrida utiliza grandes grupos musculares de forma intensa e, por isso, o corredor deve estar sempre atento aos alongamentos, treinos de fortalecimento muscular e resistência. Calminex, marca que possui uma linha completa de produtos para o tratamento de lesões musculares, apresenta abaixo algumas dicas para os corredores iniciantes:

Alongamento e aquecimento

Antes de começar a correr, os músculos não estão preparados para o esforço, portanto, é necessário alongar. Os alongamentos aumentam a amplitude muscular e melhoram os movimentos. Devem ser feitos de forma lenta e prolongada e com as posições corretas para não prejudicar as articulações. Os movimentos bruscos da corrida sem o preparo correto e sem os alongamentos podem causar ruptura das fibras musculares e outras lesões. Também é necessário aquecer o corpo para o esforço intenso que virá em seguida. Dessa forma, o organismo – principalmente o sistema cardiovascular – terá tempo de se adaptar e entender que haverá mudança do estado de repouso para o esforço.

Fortalecimento muscular

A musculação cria novas células e aumenta a resistência das fibras musculares. Isso é muito importante, pois músculos maiores e mais fortes absorvem os impactos e os movimentos bruscos, o que protege as articulações, tendões e ligamentos dos desgastes. O ideal é intercalar os treinos de corrida, musculação e o descanso, além de consultar um especialista para verificar se o atleta iniciante está apto para iniciar a corrida e, também, para traçar para o planejamento dos treinos.

Correndo no frio

No frio, a chance de lesão é maior. Isso acontece porque os músculos estão menos elásticos devido às baixas temperaturas e demoram mais tempo para chegarem a condição ideal para a prática da corrida. Portanto, o aquecimento e o alongamento são muito importantes.