cabelos-27044
Época requer cuidados redobrados com as madeixas

Marcada pelo tempo seco, o período traz inúmeros problemas para os fios. Por isso é fundamental orientar a consumidora para que elas mantenham a saúde e a beleza dos cabelos para quando o inverno chegar.

Poucas mulheres sabem que os cuidados com os fios também devem ser redobrados no outono. Isso porque, nesse período há um excesso no uso da água quente, secadores e chapinhas, que deixam os cabelos mais oleosos, opacos, com pontas duplas, etc. Inclusive, é a estação na qual a queda das madeixas costuma ser maior.

Com o tempo, o calor excessivo de equipamentos, como a chapinha, faz com que os cabelos percam o brilho, deixando-os quebradiços e com pontas duplas. Recomenda-se passar a chapinha uma única vez - da raiz até as pontas - para que os fios não ressequem e venham a quebrar.

Outro cuidado que as consumidoras precisam ter é não lavar os cabelos com água muito quente. O ideal é lavar os fios em uma temperatura morna para evitar que eles fiquem ásperos e, também, deixá-los com mais brilho. A dica para saber se a água está muito quente é: se espelho do banheiro ficar todo embaçado, o banho está muito quente e será preciso reduzir a temperatura. Além disso, não é recomendado ficar muito tempo com a cabeça debaixo do chuveiro. Apenas enxague os cabelos, para evitar o contato exagerado do couro cabeludo com a água quente.

Ainda no banho, dois itens devem ser escolhidos com muita atenção: o xampu e o condicionador. Nesta época, deve-se utilizar aqueles produtos com base de queratina, sempre, é claro, respeitando o tipo de cabelo (seco, oleoso, misto, quimicamente tratado).